Congo: uma tradição de nossa afrobrasilidade

O Menegueli teve o privilégio de receber, pela primeira vez desde sua criação, a banda "Congo Amores da Lua", banda que teve origem em nossa comunidade local, precisamente em Santa Martha, e possui em seus integrantes uma ex-trabalhadora de nossa unidade, conhecida carinhosamente como tia Genilda e uma de nossas crianças, a Sophia! 

Agradecemos imensamente a participação da banda "Congo Amores da Lua" que irradiou nossa manhã e nossa tarde com alegrias, ritmos e cores! O congo é uma tradição capixaba que reúne elementos de origem africana e indígena. A apresentação foi articulada pela professora Rogéria do grupo 6A. A afrobrasilidade é o terceiro cenário de nosso Projeto Institucional "A cidadania na Infância e a Produção/Promoção da Latinidade na Afirmação da Vida pelas Artes e pelas Interações Humanas".

Valorizar as tradições da comunidade local e as diversidades culturais da América Latina e do nosso Brasil é um compromisso político do Menegueli que vai ao encontro da Lei Federal 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino sobre a história e cultura afro-brasileira, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil. Além disso, a Portaria Municipal 52/2004 cria a Comissão de estudos afro-brasileiros (Ceafro) na capital capixaba, de acordo com o site da Prefeitura Municipal de Vitória.







Comentários