Projeto Baleia Jubarte

No dia 3 de junho, os grupos 5B e Integral Matutino, das professoras Penha e Eliete, junto com a pedagoga Tati, foram no Projeto Baleia Jubarte. O objetivo do passeio foi apresentar apresentar o espaço, como um ponto turístico da cidade, que vai ao encontro da temática "Pontos turísticos da cidade de Vitória", do segundo cenário "Nossa cultura / nossa arte pela cidade que temos e que queremos" de nosso Projeto Institucional. 

"A atuação do Projeto Baleia Jubarte (PBJ) no Espírito Santo já vem de longa data, desde o monitoramento dos primeiros encalhes da espécie na década de 90. Atualmente a instituição é uma das representantes da Rede de Encalhes do Sudeste no estado e realiza o monitoramento sistemático de mamíferos aquáticos nas praias em parceria com outras instituições como o Instituto Orca. Monitoramentos embarcados e expedições pontuais já foram também realizadas pelo PBJ nesta que, juntamente com a Bahia, concentra a maioria das ocorrências de baleias-jubarte no Brasil. A espécie vem se recuperando e tem brindado os capixabas com o espetáculo de seus comportamentos aéreos com frequência cada vez maior. Visando monitorar, incentivar o turismo de observação de baleias e contribuir para minimizar os impactos da ação humana sobre estes animais, o Projeto Baleia Jubarte identificou a necessidade de desenvolver um trabalho mais permanente na região, estabelecendo novas alianças e estratégias. Em parceria com o Instituto O Canal, em 30 de junho de 2017 será realizada a capacitação de agentes de turismo para o desenvolvimento do turismo responsável de observação da espécie. Neste período serão também realizados cruzeiros de pesquisa para monitoramento da ocorrência, distribuição e comportamento das baleias-jubarte capixabas. Através da parceria com o Instituto O Canal, o Projeto Baleia Jubarte pretende concretizar um de seus objetivos ligados à conservação das baleias: fomentar no Espírito Santo o turismo responsável, como ferramenta de sensibilização das pessoas para a proteção dos cetáceos e dos oceanos, a exemplo do que já ocorre na Bahia.
A Prefeitura Municipal de Vitória, através das Secretarias de Cultura e de Meio Ambiente, tem apoiado e incentivado a instalação de uma base permanente do Projeto Baleia Jubarte: através de convênio firmado em abril de 2017, a Prefeitura disponibilizou a estrutura do Memorial da Paz, que abrigará até 2018 a mais nova sede do PBJ.
É através de importantes apoios como estes que o Projeto Baleia Jubarte conseguirá se estabelecer e cumprir sua missão institucional de contribuir para a conservação da baleia-jubarte e de outros cetáceos nesta região ímpar, onde os desafios para a conservação das baleias são tão grandes quanto as oportunidades de conviver com estes magníficos animais e de promover seu uso sustentável e a distribuição de benefícios econômicos através do turismo", segundo o site do projeto que pode ser acessado clicando aqui.





















Comentários

  1. Momento científico e sensível entre arte e natureza. Parabéns à equipe.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá! Os comentários são moderados, por isso não aparecem imediatamente. Assim que possível retornaremos. Não esqueça de colocar seu nome e/ou o nome da criança, caso assim queira.