Acolhida aos trabalhadores, familiares e crianças

"ACOLHER" derivada da palavra latina accolligere, termo que deriva de outra palavra muito importante, também do latim, colligere que abriga em seus muitos sentidos o "coletar" e o "acumular". Esta palavra latina deriva de outra palavra de legere que remete a leitura, à reunião e à coleta. O que tem a ver esses termos com o que buscamos construir no Menegueli ao longo de dois anos?

Nos dois anos de gestão democrática ativa, transparente, responsável e sensível e, politicamente, responsável e engajada, sustentada nos estudos educacionais e na cultura escolar libertadora da Educação Infantil e do Menegueli, buscamos compreender a acolhida como partilhar o lugar, produzir o lugar de atuação do outro. O outro como aquele que nos preenche com as suas múltiplas experiências emancipadoras. Acolhida que traduz ao passar do tempo em escolhas de permanências, buscando observar quem chega, sempre novo, crianças, familiares e trabalhadores, as potências possíveis, pelo viés libertário, pela capacidade que cada um tem de colher coisas boas da vida, da profissão, das relações, das infâncias. Nossa acolhida tem uma estreita relação com a produção de leituras (legere) que fazemos das vidas, dos saberes, de nós mesmos, da cultura profissional. Leituras que não devem engrandecer a vida pela liberdade, pela sensibilidade ao outro, em especial ao sofrimento do outro, sustentando-se na importância de construir movimentos educacionais e de aprendizagens longe do autoritarismo, do fascismo, do machismo, do preconceito social com as crianças, pobres, idosos e outras tantas categorias.

Todos somos bem vindos ao Menegueli para mantermos juntos uma educação de qualidade, um trabalho decente, inventivo e criativo, comprometido com o direito à educação! Se tudo que não inventamos é falso (como nos fala Manoel de Barros), que saibamos inventar uma vida cada vez mais bonita para todos!







Comentários

Postar um comentário

Olá! Os comentários são moderados, por isso não aparecem imediatamente. Assim que possível retornaremos. Não esqueça de colocar seu nome e/ou o nome da criança, caso assim queira.