Mensagem do diretor Juca


Queridos familiares, crianças e trabalhadores e trabalhadoras,

Em quatro anos juntos, vivemos muitas coisas. Uma boa metáfora tiramos de uma árvore que plantamos no Cmei em 2018, início da  nossa gestão. Plantamos uma pequena plantinha ao redor da qual reunimos trabalhadores, liderança comunitária e crianças. Ao redor, cantamos e dançamos. Ao longo do tempo cuidamos. Agora ela é uma bela árvore, autônomo e forte, floresce muitas vezes ao ano, servindo para embelezar o nosso quintal, de espaço de ninho e descanso de passarinhos e sombra para nossas crianças, além disso, apenas existe livre e sempre em movimento numa relação com o vento que a atravessa. 

Essa metáfora diz muito sobre nós. Diz do nosso esforço para sobrevivermos a tudo que passamos juntos, questões políticas e institucionais, questões coletivas e individuais, questões profissionais e comunitárias. Sobrevivemos a ataques fundamentalistas e conservadores. Sobrevivemos aos negacionistas e aos anticiência. Sobrevivemos àqueles que não gostam de educação e tampouco de crianças, das nossas crianças. Isso só foi possível porque estivemos juntos, agarrados à terra, alimentados pelo cuidado uns dos outros, em diálogo com todos os ventos respiramos, nos permitindo acolher as diferentes formas de vida, a aceitar que podemos embelezar a vida dos outros e a nossa vida. 

Com isso aprendemos que se "sofremos juntos, podemos lutar juntos" (Mafalda). Aprendemos a ser crianceiros. Aprendemos a produzir visibilidade àquilo tornado inexistente. Aprendemos que o saber se constrói juntos com todos. Aprendemos que devemos reconhecer o lugar importante da ciência. Aprendemos a importância da democracia participativa e que as escolhas que fazemos tem severas consequências se nos importarmos pouco. 

Devo dizer que em tempo que a esperança como esperançar deve prevalecer e que o medo que tempo deve ser motor de proteção e nunca de imobilização. Devo dizer que precisamos apostar na produção da infância para que as nossas crianças tenham uma vida melhor e mais feliz que a nossa, nisso quero dizer mais livre, mais autêntica e ainda mais franca e responsável. Convivo todos os dias com as nossas crianças, por isso digo com certeza: Nossa crianças podem produzir uma geração melhor que a nossa.

Sigamos na luta pela democracia, pela gestão democrática, pelo fortalecimento da nossa educação de Vitória, pela garantia às nossas crianças do direito à aprendizagem e das culturas infantis. Sigamos afirmando que aprendemos muito uns com os outros, em especial aprendemos muito com as nossas crianças.

Lembremos do nosso patrono educacional que dizia que a educação sozinha não muda o mundo melhor, tampouco o mundo muda para melhor sem ela. Quero afirmar aqui que se trata da educação pública.

Reiteramos o nosso compromisso renovado por vocês na urna para que essa gestão conduza a Unidade de Ensino por mais três anos. Por isso Obrigado.

Estamos juntos!


Abraços saudosos, sinceros e afetuosos!


Juca Bitencourt

Diretor Escolar do Cmei Maria Nazareth Menegueli

Dezembro de 2021












Comentários