As árvores do Menegueli chovem depois da chuva

No começo deste ano o diretor Juca e o Conselho de Escola articularam a chegada da mais nova árvore do Menegueli, logo depois que ela foi plantada tivemos uma interação com as crianças, com brincadeiras, música, poesia, alegria e experiências curriculares que vão ao encontro de nosso Projeto Institucional. Hoje a árvore do Menegueli cresceu muito, assim como as experiências deste coletivo, do Menegueli, que é unidade, força e resistência. Nesse sentido, esse crescimento da árvore mais nova do Menegueli representa para nosso CMEI o que a música de Joãozinho Gomes e Zé Miguel, "Pérola Azulada", que foi cantada pelo Juca, pela Ilda e pelo Diego, representa para a vida:

"Já aprendi voar dentro de você
Ancorar no espaço ao sentir cansaço
Ossos da jornada

Já aprendi viver como vive nu
Um cacique arara cultivando aurora
Luz de sua tiara

Eu amo você terra minha amada
Minha oca meu iglu, minha casa
Eu amo você pérola azulada conta
No colar de deus, pendurada
A benção minha mãe

Já aprendi nadar em seu mar azul
Adorar água, homem peixe, água
Fonte iluminada

Já aprendi a ser parte de você
Respeitar a vida em sua barriga
Quantos mais vão aprender

Eu amo você...

Terra, terra por mais distante o errante
Navegante quem jamais te esqueceria"

A árvore do Menegueli, hoje, plantada em fevereiro de 2018






Como a árvore do Menegueli era no começo do ano de 2018

Parte do dia em que as experiências curriculares e a alegria de viver em Natureza foram amplamente debatidas no Menegueli


A árvore do berçário (vista da caixa d'água)

A árvore do pátio vermelho



Arnaldo Antunes nos ensina com sua poesia, com sua música, com sua criticidade que as árvores existem em toda uma diversidade, tão parecidas com as pessoas, ao tempo que tão diferentes das pessoas, suportando tantas intempéries, como o Menegueli, mas resistindo até o final como marca de uma forte resistência, sombreando depois da sombra e chovendo depois da chuva.

"As árvores são fáceis de achar
Ficam plantadas no chão
Mamam do sol pelas folhas
E pela terra
Também bebem água
Cantam no vento
E recebem a chuva de galhos abertos
Há as que dão frutas
E as que dão frutos
As de copa larga
E as que habitam esquilos
As que chovem depois da chuva
As cabeludas, as mais jovens mudas
As árvores ficam paradas
Uma a uma enfileiradas
Na alameda
Crescem pra cima como as pessoas
Mas nunca se deitam
O céu aceitam
Crescem como as pessoas
Mas não são soltas nos passos
São maiores, mas
Ocupam menos espaço
Árvore da vida
Árvore querida".

Comentários