Leitura amorosa com as crianças
Olá, queridos familiares!
Elaboramos uma proposta de interação com vocês, mirando a aprendizagem das crianças, por meio de leitura de histórias infantis. Trata-se de uma proposição amorosa de leitura com objetivo de desenvolver a imaginação, o contato com a leitura, a expressão e contribuir com a interação entre os membros da família e a criança matriculada na Unidade de Ensino. Não tem o objetivo de substituir as aulas presenciais na Unidade de Ensino.
Nesse sentido, vocês serão convidados para retirar um livro por criança matriculada, com agendamento específico. Este livro terá um prazo para permanecer com vocês, e findado o período, deve ser devolvido para que outras crianças possam utilizá-lo.
Pedimos cuidado com o material e desejamos um bom encontro amoroso com a leitura junto dos nossos pequeninos.
Preparamos algumas dicas para ajudar na realização desta leitura amorosa e para interação com o seu conteúdo.
Iniciaremos as ligações a partir de amanhã!
Abraços amorosos.
Equipe gestora do Menegueli
DICAS PARA REALIZAÇÃO DE LEITURA AMOROSA COM AS CRIANÇAS
a) Antes de começar a leitura é importante saber:
1) Que é necessário cuidar bem do livro para que outros possam lê-lo;
2) Que o foco da leitura amorosa é desenvolver mais afetos entre você e seu filho na interação com o conhecimento;
3) A leitura ajuda a desenvolver a inteligência, a imaginação, a criatividade, a sensibilidade, o afeto, entre outros;
4) Quanto menos idade tiver a criança, menos foco de atenção ela tem;
5) Que um ambiente confortável para a realização da leitura pode ajudar no tempo de atenção;
6) Que a criança deve ser convidada a ler e deve ser acompanhada atentamente, incentivada com imaginação;
7) Da importância de ler a história antes de ler com a criança;
8) Que o momento de leitura deve ser um momento prazeroso para você e para a criança;
9) Tenha paciência com a criança, pois ela irá querer adiantar a história e tocar no livro de toda a forma, mas faça o combinado que isso será feito depois, conforme orientado por você;
10) Não crie muitas regras determinando, por exemplo, a postura corporal etc;
11) Produza com a criança apenas alguns possíveis combinados;
12) Pode repetir a leitura com a criança, de modo geral, as crianças recriam as histórias a cada nova contação;
13) Se possível, produza meios novos para recontar a história a cada repetição;
14) Evitar a leitura em frente à TV ligada, com celular em interação, o momento deve ser para leitura;
15) A leitura não deve ser punição, um substitutivo daquilo que a criança gosta, mas uma atividade a mais;
16) Leitura é um ato de descoberta; isso pode causar ansiedade na criança, tenha paciência, por isso é necessário ler devagar, no tempo exigido entre você e a criança em interação.
17) Não desista na primeira tentativa;
18) A cada leitura a criança encontra um elemento novo ou o cria;
19) A leitura pode ser um momento de interação com a criança;
20) Observe o tempo de atenção da criança, não insista excessivamente à permanência da leitura. O tempo estimado de acordo com a idade pode ser, mais ou menos: 1 ano (poucos minutos); 2 anos (10 minutos); 3 anos (15 minutos); 4 anos (20 minutos); 5 e 6 anos (30 minutos).
b) Durante a leitura é importante:
1) Provocar a criança com questões imaginativas, tais como: “Olha, João, este livro é mágico! Que história será que ele conta? Será que é história de gente, de bicho ou de planta? O que será que tem dentro? Veja que capa massa! Quem será que escreveu? Por que será que esta história foi escrita? Vamos descobrir? O que vai acontecer? Como será que vai acabar? Como você gostaria que a história acabasse?
2) Brincar de ler: usar objetos sonoros que se relacionem à leitura, usar objetos, mudar entonação de voz, expressão facial, expressão corporal etc. A leitura pode ser uma aventura!
3) Estimular a criança a completar a história, a recontá-la, identificar os personagens, o cenário, as cores, os objetos, as pessoas (suas características), dar nomes, identificar formas;
4) Na interação com a criança não diga que ela errou;
5) Procure saber da criança, quando possível, se gostou da história ou o que faltou para ser melhor, qual final seria possível;
6) Contar a história com máximo de interpretação que conseguir: mexendo o corpo, boca, olhos, cabeça, mãos, pés e outros movimentos;
7) Deixe o livro e suas imagens (página a página) no campo de visão da criança, ela tem necessidade em olhar o que está sendo contado;
8) Responda as perguntas que a criança venha a fazer.
c) Experiências possíveis que podem ser realizadas na preparação para a leitura ou depois dela:
1) Se possível, prepare o ambiente: montagem de cabana, objetos comuns e sonoros, tecidos, desenhos etc;
2) Estimule a criança a inventar a sua própria história e contar para você;
3) Se possível assista histórias em desenho animado ou vídeos/filmes que se aproximam da narrativa da história;
4) Estimule a criança a realizar movimentos como imitação, inventar brincadeiras etc (na relação com a história), ou apenas finalizar o momento;
5) Estimule a criança a olhar o livro e fingir a leitura contando a história;
6) Brinque com os sentimentos que aparecem na história: medo, raiva, tristeza, alegria etc.
NÃO SE ESQUEÇA DE DEVOLVER O LIVRO NO SÉTIMO DIA APÓS SUA RETIRADA DA UNIDADE DE ENSINO.
OUTRAS CRIANÇAS TAMBÉM PRECISARÃO DESTA LEITURA!!
DISPONIBILIZAMOS NO NOSSO BLOG ALGUNS VÍDEOS RELACIONADOS AO NOSSO PROJETO INSTITUCIONAL! VERIFIQUEM!
Acesse mariamenegueli.blogspot.com
Juca Bitencourt
Diretor escolar
Na pandemia surgiu surgiu está ideia...socialização com os familiares para produção de leitura amorosa com as crianças. Iniciaremos amanhã com o grupi os grupos 6 e depois ampliaremos à todas as crianças.
ResponderExcluirObrigada por sempre lembrar com carinho dos nossos pequenos.
ResponderExcluirÓtima ideia para as crianças terem acesso a leitura nesse período....
ResponderExcluirSo tenho agradecer todo esse carinho com meus filhos. estão com saudades professoras e tio juca
ResponderExcluirÉ bom termos algo a oferecer aos nossos pequenos que amamos tanto. Histórias sempre são bem vindas, as crianças amam.
ResponderExcluirExcelente ideia!
ResponderExcluirHaverá uma interação família, criança e os livros, onde despertará a imaginação, emoção e sentimentos,de forma prazerosa.
Saudades dos meus pequenos.😍
Tatiani Bastos ❤
Excelente ideia!
ResponderExcluirHaverá uma interação com as famílias, crianças e os livros, onde despertará a imaginação, emoção e sentimentos, de forma prazerosa.
Saudades dos meus pequenos.😍
Vamos respirar poesia😍
ResponderExcluirAtravés da leitura despertamos a forma mais linda o nosso imaginário,interagimos uns com outros , parabéns equipe gestora pela iniciativa...saudades dos meus pequenos ❤️😍
ResponderExcluirA leitura e a forma mais lúdica do ser humano❤️😍
ResponderExcluirQue legal esse contato também com os livros! A leitura é sempre bem vinda na nossa vida e principalmente nesse tempo de epidemia. Aproveitem bem o tempo com suas crianças e embarquem na leitura desses livros. Parabéns pela iniciativa!
ResponderExcluirSaudade de todos!😘❤
Com a Leitura podemos viajar no mundo da imaginação...
ResponderExcluirExcelente ideia! A leitura é uma forma de ampliar a imaginação e permite ver o mundo de outra maneira! Saudades! Beijos!
ResponderExcluirGostei da ideia... Parabéns equipe gestora. Saudades de vocês...
ResponderExcluirGente, estou adorando tantas participações em nosso blog! Temos aqui mães, professoras, técnicos da secretaria de educação! Feliz demais!!! Sejam todas bem vindas ao nosso espaço!!!
ResponderExcluirDiego
Que idéia
ResponderExcluirMaravilhosa assim aumentamos o contato com nossos pequenos e navegamos no mundo da imaginação !! Parabéns para toda equipe !!
Que bom poder proporcionar as crianças esse momento tão prazeroso e acolhedor!
ResponderExcluirÓtima ideia, parabéns a equipe gestora do CMEI MNM!
ResponderExcluir